quinta-feira, abril 13, 2006

«Deus é bom mas o diabo também não é mau.»

Bernardo Soares, O Livro do Desassossego, Colecção Novis, pág. 266

7 comentários:

neverland disse...

Será dele originalmente!?
Ouço isto desde puto, é daquelas frases lapidares que ficam no ouvido, disse-ma um tio.

whyme disse...

Boa pergunta...mas como Pessoa é conhecido pelos seus aforismos e tanta gente o cita sem saber, se calhar o teu tio não é excepção. De qualquer maneira, a frase é provocatória, seja de Pessoa ou de Bernardo ou de... e eu gosto dela :-)
Obrigada pela visita,
{beijo}+{-pl}
**

neverland disse...

Aforismo, faltou-me a palavra.
Talvez alguém chamado Soledade nos possa resolver esta questão.
Não parece bem um provérbio, mas algo em mim diria que vem de há mais tempo que o século que nos separa de Pessoa. Talvez o ter crescido com a ideia que isto era velho como os bons velhos deuses e diabos.

I'll be back
{*}+{-pl}

soledade disse...

Eu concordo com whyme, sete-sóis. Por outro lado, também Bernardo Soares, e Saramago, por exemplo, (deixa-me citar-to porque ando encantada com as releituras do Memorial)reescrevem aforismos, ou os invertem. A propósito de FHL, esta manhã lembrei-me de um aforismo que Heinlein (não sei se algum dia vos apresentei Heinlein) reescreve. Este: "Em terra de cegos, quem tem um olho... é apedrejado até à morte". Gosto desta variação. É também provocatória.
Vou ver se acho, no labirinto do Desassossego, a citação da Joana. Interpelou-me, é claro.
Beijos e muitas saudades aos dois

whyme disse...

Acho que nunca nos tinha falado de Heinlein, ou se o fez eu estava distraída, mas gostei muito do aforismo de que se lembrou e infelizmente é bastante actual :-)
Quanto a esta citação de Bernardo Soares, está no final da secção 427... devia ter mencionado isso antes!
Beijos*

neverland disse...

"A propósito de FHL"? Mas de onde veio esse FHL, e o que é?
Eu lembro-me dessa citação, mas não sei se foi da aula de português, se em conversa depois disso. Fez-me lembrar de Polifemo, na altura, por causa do olho e da forma como o Ulisses lida com ele, mesmo que o sentido seja outro, o de uma alegoria da caverna.

Beijinhos

soledade disse...

Pois, no Polifemo o sentido é outro. Robert H. Heinlein - escritor americano de ficção científica, de que recomendo quase todos os livros, e muito especialmente "Estranho numa Terra Estranha". Tenho muitos destes livros na mítica colecção argonauta de bolso (péssimas traduções e revisões, mas eram baratos e os apaixonados do género aguardavam expectantes cada novo número). Quando acabares o "Dune", se arranjares um tempinho, podes vir buscar uns Heilein. E a whime, se quiser, também.
FHL: "Felizmente Há Luar!" :-)